Belém TV - 24 Horas

Rachel Sheherazade terá que pedir desculpas por comentário no SBT. Entenda!


A jornalista Rachel Sheherazade, apresentadora do "SBT Brasil", pode ser obrigada a se retratar por conta do seu comentário achando "compreensível" um bandido ser linchado no Rio de Janeiro.

Segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, o Ministério Público Federal (MPF) abriu uma ação civil pública contra o SBT para solicitar a retratação da opinião dada pela jornalista em fevereiro deste ano.

A ação deverá ser julgada em breve e, se for deferida pelo juiz, a multa por descumprimento seria de R$ 500 mil por dia. O procurador Pedro Antonio de Oliveira Machado, responsável pela abertura do processo, entendeu que Rachel Sheherazade defendeu a tortura, estimulou a ação de "justiceiros" e violou o princípio da dignidade humana de cada ser brasileiro.

Além disso, ele solicita que o SBT seja condenado a pagar indenização no valor de R$ 532 mil por dano moral coletivo e cobra do governo federal mais fiscalização sobre as emissoras que detêm concessões públicas, alegando que a liberdade de imprensa deve existir, mas com responsabilidade de todos.

Procurada para comentar sobre o assunto, a emissora diz que ainda não foi notificada, mas reitera que um mesmo processo, de caráter parecido, foi aberto no Ministério Público de São Paulo e acabou sendo arquivado, provando que o comentário não violou o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Entenda o caso

Tudo começou quando a apresentadora do jornal "SBT Brasil" emitiu uma opinião, no dia 4 de fevereiro, sobre um jovem de 15 anos acusado de roubo, que foi agredido e acorrentado por populares no Rio de Janeiro.

Para Rachel, em um país onde há grandes índices de violência, as atitudes dos chamados vingadores são consideradas compreensíveis. A jornalista ainda classificou o fato como uma "legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado" e incentivou que os defensores dos direitos humanos fizessem um "favor" ao Brasil e adotassem um bandido.

Em entrevista exclusiva e de grande repercussão para o NaTelinha, ela acusou o PT e o PSOL de censura: "O PSOL é um partido que vem ganhando as manchetes dos jornais por seus escândalos de desvio de dinheiro público e fraudes. É uma legenda insignificante, inexpressiva, que agora, às vésperas da eleição, quer ganhar as manchetes, se fazer presente de alguma forma. Procurava uma vítima para chamar de sua e uma algoz a quem pudesse acusar, desviando, assim, a atenção dos eleitores de seus escândalos políticos recentes. Assim como o PT, o PSOL também defende o controle da mídia, que nada mais é do que a volta da CENSURA aos meios de comunicação. O partido acusa-me de incitação à violência quando simplesmente faço uso de um direito constitucionalmente garantido - a liberdade de expressão. Portanto, é um partido anti-democrático, que não tolera a imprensa livre. Seu presidente usou o plenário da Câmara para me fazer acusações levianas, na esperança de ganhar dividendos eleitorais".

Em abril, o SBT emitiu nota dizendo que Rachel não faria mais comentários na bancada do telejornal. Porém, em julho a emissora mudou de ideia e disse que Sheherazade voltará, muito em breve, a emitir opiniões. Especula-se que isso ocorra após as eleições. Além disso, a jornalista pode ganhar um programa solo a partir de 2015.

Fonte: Site Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Belém TV - Sempre Ligados! Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.
Published By Gooyaabi Templates